quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Final de Ano...2010

2010...

Acabando...

E lá se vão mais 365 dias de muitas vidas que embarcaram juntas e não sabem até quando ficarão... quantos mais dias restam...

Importa quantos restarão?

Ainda há muito a se fazer... ainda há muito o que realizar... mas sempre haverá não? nunca será o momento ideal pra dizer adeus...sempre estaremos presos a algo ou alguém... É por isso que é tão difícil dizer adeus...

Mas... Adeus 2010...

Este ano foi um ano bem interessante.

Quando começou 2010 eu estava morta, vazia...era uma pessoa que já não mais sabia se era humana mesmo, ou se havia se tornado robô...

Janeiro passou... o que eu fiz...? nada...

Fevereiro chegou... teve algo que me despertou...o teatro... então eu senti que eu morria de segunda a sexta, acordava no sábado e no domingo e voltava a morrer no restante.

Assim passei praticamente o ano todo. Vivia uma vida grotesca... Me achava a super heroína brasileira... Fazia tudo que eu podia externamente... nossa...e como eu fazia.... mas por dentro, por dentro eu não tinha nada... eu não sabia quem eu era... eu estava completamente perdida. Sabe como era?...acordar 08 da manhã...trabalhar...fazer tudo pelos outros...estudar...chegar em casa a 00!!

Sim, eu fugia de mim... eu fugia desesperadamente da minha dor...

Então, eu comecei a ser despertada de final de semana... o teatro começou a me aquecer por um instante...como seu alguém me sacudisse dizendo: "Ei... Ainda há muito o que viver sabia???"

Então...eu aprendi...

Chegou Julho... depois das férias do teatro... surgiu o PA2-A na minha vida aturbulada... estavámos preparando o Roda Viva para apresentar... e eu me senti excluída da única coisa que estava me fazendo renascer de novo... eu não estava me sentindo integrada...não estavam me permitindo viver a única coisa que ainda me fazia ver uma saída na vida...

Então, eu assisti o Roda Viva ser montado... e eu aprendi, aprendi muito mesmo com isso... aprendi que eu preciso ter voz ativa... que eu preciso acordar pra mim.

Então, em um belo dia, em uma aula de corpo do teatro surgiu o assunto da anti-ginática... Era você perceber seu corpo... perceber-se vc... perceber que o seu corpo é a sua casa e você precisa habitá-la.

E eu me lembro como se fosse ontem, havia uns 2 meses que eu tava sentindo dor nas costas e tava fingindo que estava tudo bem, até que eu fui falar com a moça da anti-ginástica e começamos a falar da minha história, pelas coisas que eu passei... meu... o efeito de escutar cada palavra que eu escondi durante anos de mim, sendo pronunciadas por esta minha boca... foi assustador!

Ela me perguntou: Por que você quer fazer antiginástica?

Eu respondi: Porque eu quero me conectar de novo comigo...quero habitar meu corpo e também porque eu to com muita dor nas costas.

Ela perguntou: Dor nas costas? há quanto tempo?

Eu: Há uns 2 meses... mas eu fingo que não sinto... ai uma hora eu esqueço.

E ela: As coisas que você carregou não foram leves, você precisa permitir que elas passem, você não pode fingir que não as sente, assim como finge que as costas não doem, você tem que ver o que é... você promete que verá?

Eu: Prometo... sim...

No dia seguinte, eu estava trabalhando e no meio de expediente travei... as costas doíam de uma forma espetacular, nunca senti tanta dor na vida. E eu fui ao médico...

Resultado? Licença de praticamente 2 meses do trabalho.

Nessa licença eu dormi, dormi, dormi, dormi, dormi, dormi... e, agora, no finalzinho, quanto estou a 10 dias de voltar pro trabalho comecei a me perceber de novo. A dor passou... às vezes ela dá sinal de vida, quando faço mais do que deveria, mas assim que a percebo eu páro, e ela passa... agradecendo por eu prestar atenção de novo em mim.

2010 foi o ano em que eu mais me descobri. Descobri parte de quem eu sou... descobri que não adianta eu buscar o tempo todo quem eu fui... eu jamais serei aquela menina que era santinha e inocente e que todos adoravam... Eu sou responsável, eu tenho seriedade e eu tenho que agora saber lidar com quem eu me tornei.

Não me tornei porque eu quis, mas porque a vida me pediu mudanças e ou eu mudava... ou eu continuava morta por dentro.

Antes eu achava que se as pessoas não faziam a parte delas, eu precisava fazer a minha e a delas, hoje eu sei que eu preciso fazer a minha parte e, se sobrar energia...eu posso ajudar os outros com as deles, mas não devo tomar isso como responsabilidade minha.

Aprendi que as pessoas podem tentar me aconselhar, mas que elas não podem ditar quem eu sou ou como eu deveria ser.... eu sou qm eu sou, eu sou oq eu aprendi na minha trilha... e elas não podem mais tentar impor seus jeitos a mim. Não vou mais tolerar isso.

Aprendi que estou cansada de tanta mentira, de tanto fingimento, de pessoas que fingem se importar e na verdade estão cagando e andando. Eu me importo... e só vou querer saber de quem se importar também.

Aprendi que as melhores coisas da vida acontecem se você abrir um espaço para que elas aconteçam, senão será sempre tudo cinza e vazio...e você irá sempre reclamar da vida...

Aprendi que é comodidade reclamar da vida... Você quem tem o controle da sua... você qm está no poder sabe?... as coisas acontecem se você fizer elas acontecerem.

Aprendi que muitas das coisas que eu acreditava eram bobagem.

Aprendi que eu não vou me tornar puta se eu simplesmente quiser experimentar o mundo.

Aprendi que eu não posso viver preocupada com o que dizem ou pensam. Eu tenho saber quem eu sou.

Aprendi que uma das melhores coisas da vida é ler. O mundo está nos livros.

Aprendi que eu preciso aprender novamente a escutar os outros, mas não permitir que eles me influenciem, porque os outros tem sempre muito a ensinar.

Reaprendi muitas coisas em 2010. Outras tantas... aprendi... outras... apaguei da mente.

2010 fui uma ressureição. Renasci das cinzas...

Espero 2011 de braços abertos, espero reencontrar-me neste novo ano. Espero descobrir bem mais sobre mim, sobre o mundo...e principalmente sobre os que amo.

Espero que o teatro seja sempre uma das coisas primordiais da minha existência. Porque ele me trouxe de volta a vida...

Que venha 2011... mais aprendizados... mais experiências...e muito, mais muito mais MERDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário