segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Verdades Absolutas"

Costumamos acreditar como "verdades absolutas" o pedaço de mundo em que vivemos. O lugar onde estamos. Mas, quando subimos ao pico do lugar ao qual pertencemos e olhamos pela janela, vemos outros lugares que pertencem a outras pessoas que também tem suas "verdades absolutas".

Acontece que o que vemos dessa janela parece tão imenso e não chega nem a mostrar um bairro sequer. Imagine então um cidade, um estado, um país e um continente...

Olhamos uma pequena parcela de mundo, que nos parece imensa.

O mundo está tão cercado de certezas e egocentrismo que não paramos para olhar em volta. Não paramos nem para olhar o que temos de outros ângulos.

Estamos tão acostumados com o nosso espaço, com as nossas crenças que temos medo de ousar duvidar do chão em que pisamos. O vemos como o solo mais fértil do mundo. E para quê? "Prefiro a certeza que me cega do que a incerteza que me faz enxergar"... é tão mais fácil.

O mundo é curioso. Nele há tantas pessoas com cascos semelhantes e com verdades tão contrastantes.

Mas, eu quero é proteger o meu mundo. O meu espaço. As minhas verdades. A verdade do mundo? que fique com ele... eu só quero é saber da minha... Sabe por quê? Porque eu não vivo no mundo. Não... Eu vivo na minha BOLHA. E cada um de vocês também...

Que medo dá de expandir a bolha e permitir a entrada de novas verdades... essas verdades podem me fazer duvidar daquelas que eu já tenho...

Ahh.. seu eu apenas soubesse que não há "verdade absoluta"... se eu soubesse que eu não preciso viver nessa bolha que eu contrui por medo de encarar o mundo... com medo de aprender... com medo de conhecer de verdade aquilo que eu julgo conhecer profundamente... Ai, como o medo me alerta... (mas na verdade, paralisa!).

E, eu continuo aqui, nutrindo as verdades absolutas da minha bolha... é, aquela que eu mesma criei com medo de que tudo aquilo que eu acredito e que sempre acreditei seja readequado com verdades mais plausíveis e não absolutas.

Quando a gente perceber que nada é 100% do tempo igual, entenderemos que as verdades são mutáveis, assim como nós...

A vida traz lições que a gente tem medo de enxergar... por isso, nos trancamos nas bolhas das certezas... mas na verdade, tudo que as bolhas trazem é a incerteza e a solidão... na verdade ela te cega.

Um comentário:

  1. A idéia da bolha me faz tão fraco, fragil. Sai dessas bolha, de a cara a tapa e decida em meio a um mundo de verdades qual quer seguir. Se nenhuma. Invente.

    ResponderExcluir